Buscar
  • FR Incorporadora

Árvore de Natal feita com latas de tinta vence concurso de sustentabilidade

Campanha interna da FR Incorporadora movimentou equipes de seus canteiros a criar árvores de Natal a partir de resíduos de obras da construção civil. Qualidade e engajamento ao projeto aguçou o olhar dos trabalhadores das obras para o reaproveitamento.


As latas de tintas foram empilhadas e se transformaram em pinheiro. Receberam pintura branca e foram grafitadas com moldes vazados de estrelas nas cores verde e amarela. Depois foram perfuradas para receber lâmpadas em sua parte interna e gerar um efeito luminoso difuso. Restos de vergalhão de aço e pedaços de cano cortados se transformaram em coloridas bolas de Natal.


Tudo ideia dos trabalhadores da obra Reserva Jaraguá, na Vila Monticelli em Goiânia, que foram desafiados pela construtora onde trabalham, a FR Incorporadora, a aproveitarem as sobras dos canteiros e criarem uma árvore de Natal sustentável. Acostumados ao trabalho pesado, os operários usaram suas ferramentas para fazer trabalhos mais delicados. A árvore de latas foi eleita por uma comissão julgadora entre seis outras ideias que foram desenvolvidas pelas outras obras da empresa ao longo de duas semanas.


O encarregado de obras Sebastião Farias Cunha, integrante da equipe autora do trabalho vencedor, diz que já costumava fazer alguns utensílios, como bancos e mesas, a partir de sobras de madeira. Mas essa foi a primeira vez que se uniu a um grupo de colegas para fazer um trabalho de caráter mais criativo e com materiais que, até então, não chamavam a sua atenção. “Passei a olhar os descartes da obra com outros olhos. Percebi que muitas coisas que antes eram jogadas fora podem ser reaproveitadas, transformadas em outros objetos”, destaca o operário.


Como prêmio, a FR Incorporadora entregou uma TV 4K, que será sorteada entre os integrantes da equipe O aparelho chega em boa hora, mas Sebastião afirma que o aprendizado trazido pelo concurso cultural é outro valioso ganho: o aprendizado. “O Brasil recicla muito pouco. Há muitas coisas que podem ser reaproveitadas e até mesmo recicladas”, diz.


O engenheiro responsável pela obra, Pedro Paulo Borela, comenta que a equipe se animou e decidiu fazer itens adicionais como um boneco de neve confeccionado com copos descartáveis usados no canteiro e um presépio feito com papelão. “A ideia do aproveitamento de se usar os copos descartáveis foi da equipe da limpeza e serviu para conscientizar sobre o consumo de plásticos e de como materiais do dia a dia podem ser reaproveitados com criatividade”, observa o engenheiro, que destacou o envolvimento de toda equipe. “Tivemos a colaboração de todos, almoxarife, segurança, limpeza. Foi um trabalho em grupo mesmo”, conclui.


Clima de festas


A gerente de marketing da FR, Ana Flávia Canedo, conta que ficou extremamente entusiasmada com o resultado da campanha. “O concurso acabou superando nossas expectativas. Inicialmente, era mais uma ação para sair da rotina, entrar no clima das festas e aprender um pouco mais sobre sustentabilidade. O resultado foi um show de criatividade. Foi difícil escolher uma única árvore”, observa Ana Flávia. Com o grande envolvimento que gerou entre as equipe das obras, o concurso, segundo a gerente de marketing, tem tudo para ganhar uma nova edição em 2018. “Os colaboradores já estão pensando em ideias para o ano que vem”, comenta a Ana Flávia.


Diante da qualidade dos trabalhos feitos a partir de resíduos da construção civil, o diretor da FR Incorporadora, João Artur Rassi, decidiu também premiar às demais equipes com uma TV para cada uma. “Projetos como esses são importantes porque levam, de uma forma lúdica, a mudança de postura. Acredito que todos nós envolvidos aprendemos um pouco mais sobre sustentabilidade, sobre o reaproveitamento de materiais. Esperamos que esse nosso projeto seja um case que exerça impacto sobre as pessoas e outras empresas”, afirma o incorporador que visitou as seis unidades participantes do concurso.


Fonte http://www.segs.com.br/demais/96659-arvore-de-natal-feita-com-latas-de-tinta-vence-concurso-de-sustentabilidade.html

60 visualizações

INSCREVA-SE 

  • YouTube - Black Circle

© 2017 FR Incorporadora LTDA